Seja bem-vindo, você associado, integrantes do trade turístico, ou vistante ao novo espaço de informação, interação, integração e conhecimento do SINGTUR-PA. Ética, profissionalização e transparência dão a tônica do trabalho que pretendemos desenvolver, a fim de valorizar ainda mais este profissional. Vamos a luta!

A Presidência

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Levi Freire Jr e Fábio Romero recebem em Belém os Formandos do Curso de Guia de Turismo do IFMA!

Os Guias de Turismo  Levi Freire Jr e Fábio Romero - Estação das Docas - Belém - Pará

Entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2013 eu (Levi Freire Jr) e Fábio Romero recebemos em Belém uma turma alegre e divertida, que deixou a cidade bem mais animada!
O grupo composto por 33 formandos do curso de Guia de Turismo módulo Nacional e América do Sul e 04 servidores, Prof.ª Monique Serra, prof.º José Valdir Damasceno, Prof.º Tiago Vieira e enfermeira Glícia Jeane Nunes, do IFMA – Instituto Federal do Maranhão (Antigo Cefet) campus de Barreirinhas, vieram até a “cidade das mangueiras” em visita técnica obrigatória para a conclusão da disciplina prática profissional.
Glícia, Levi Freire Jr, Monique, Fábio Romero, Valdir e Tiago - Estação das Docas - Belém - Pará

Para mim foi uma grande honra acompanhar estes alunos e mestres, e contribuir para seu crescimento profissional, pois, daqui a poucos meses serão meus colegas de trabalho o que só vem a somar para o desenvolvimento do setor. Com a visita do grupo pude refletir um pouco mais sobre a profissão e sua importância para o desenvolvimento do setor, ratificando o trabalho científico inédito que apresentamos em Portugal e publicado em Livro.
Fui surpreendido, positivamente, ao constatar que o IFMA está na vanguarda do processo de gestão do turismo brasileiro, pois, se preocupa com ações que descentralizam os cursos de guia de turismo das capitais ou grandes centros e direciona para um processo de interiorização, criando campus em cidades do Maranhão,  como Barreirinhas e Codó, o que torna real e tangível o acesso destes alunos à educação e a uma profissão, dois aspectos tutelados pelo ordenamento jurídico brasileiro.   
Formandos Guias de Turismo IFMA

O IFMA bem como toda sua equipe técnica está de parabéns por contribuir com a educação, com o desenvolvimento do turismo através da qualificação de profissionais para atender tão importante destino turístico que é os Lençóis Maranhenses e principalmente por proporcionar uma perspectiva de um futuro melhor, ofertando aos cidadãos de Barreirinhas um curso para uma profissão regulamentada pela Lei federal 8.623/93.  
Que sirva de exemplo para instituições privadas aqui no Pará que por deterem de certo monopólio na oferta do curso de guia de turismo manipulam afirmando que não possuem demanda ou simplesmente não atendem aos nossos apelos para que novos cursos sejam executados, e com isto, cerceiam que mais profissionais qualificados estejam aptos para atender um mercado em constante crescimento.
Aos formandos, aos quais elenco os nomes abaixo, desejo toda sorte de bênçãos; que vocês possam desenvolver sua nova profissão com dedicação, ética, moralidade, senso crítico e defendendo a mesma, o turista e o turismo!
Guia de Turismo Credenciado é um  direito  do Turista/Consumidor e um dever do profissional! 
Parabéns Guias de Turismo do Maranhão!  

Formandos Guias de Turismo IFMA
1.   Adelina Aguiar
2.   Aline Araujo
3.   Amadeu Silva Filho
4.   André Santos
5.   Breno Santos
6.   Cralice Gomes
7.   Cledilson Lima
8.   Daniela Silva
9.   Daniele Santos
10.  Dannielle Silva
11.  Dayse Dias
12.  Edilene Pereira
13.  Ellen Ferreira
14.  Ezequias Marreiros
15.  Gilberto Silva
16.  Helena Silva
17.  Ines Mendonça
18.  Jadna Aguiar
19.  Josiel Santos
20.  Josué Santos
21.  Laécio Sousa
22.  Laercio Marques
23.  Liane Santos
24.  Livia Pires
25.  Marciany dos Santos
26.  Maria Antonia da Costa
27.  Maria Lucia Batista
28.  Marlene de Brito
29.  Michele Rego
30.  Pamella Reis
31.  Silvana Nascimento
32.  Silvia Silva
                  33.   Vanuza Silva


Fonte: Um Guia Pelo Mundo - By Levi Jr. Disponível em: http://umguiapelomundobylevifreirejr.blogspot.com.br/2014/01/levi-freire-jr-e-fabio-romero-recebem.html

Nenhum comentário: