Seja bem-vindo, você associado, integrantes do trade turístico, ou vistante ao novo espaço de informação, interação, integração e conhecimento do SINGTUR-PA. Ética, profissionalização e transparência dão a tônica do trabalho que pretendemos desenvolver, a fim de valorizar ainda mais este profissional. Vamos a luta!

A Presidência

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Emissão da Guia de Contribuição Sindical

DICAS  IMPORTANTES  PARA O PREENCHIMENTO DA GUIA:

1º Passo Acesse o site da Caixa Econômica Federal www.caixa.gov.br/, clique "Contribuição Sindical" http://www.caixa.gov.br/voce/contribuicao_sindical/index.asp
 2º Passo: Clicar na opção: EMISSÃO DE GUIAS

3º Passo: Digitar os caracteres de segurança apresentados em tela e clica em: CONFIRMA

4º Passo: Clicar na opção: INCLUIR GUIA

5º Passo: Digitar os dados da Entidade Sindical beneficiária da arrecadação:
Tipo de Identificação da Entidade: clique em CNPJ. ou Código da Entidade Sindical
 CNPJ ou Código da Entidade Sindical: 00380
 Grau da Entidade: Federação ;
 e clique em CONFIRMA 

Geração da Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana - GRCSU
para pagamento

Estará escrito Federação com Código Sindical 00380 Categoria Autônomos, UF-RS 

6º Passo: verifica os dados da Entidade Sindical e clica em: CONFIRMA

7º Passo: digita os dados das GRCSU, informações da arrecadação e do contribuinte, e clica em: CONFIRMA

 * Vencimento: A CAIXA disponibiliza a data de 30/04/2011 (exercício de 2011), 30/04/2010 (exercício de 2010). Outras datas nem sempre abrem a guia.   Então coloque a data do possível pagamento a ser realizado.
Ano vigente em Exercício. Informe seus dados pessoais: nome, CPF, CEP, endereço.  Pague na CAIXA ou casas lotéricas até a data do vencimento, após esta data somente na CAIXA.  Não se preocupem com vencimentos atrasados, pois os juros e correção monetária são baixos.

*   Valor: R$ 5,70  
           
Já no final da Guia: Código da Atividade: 960  (os Guias de Turismo não tem código)

8º Passo: confere os dados da GRU e clica em: VISUALIZAR IMPRESSÃO

9º Passo: prepara a impressora e clica em: IMPRIMIR

Federação
Fenagtur - 00380
Como o Singtur-Pa não possui Código Sindical, utilize o Código Sindical da FENAGTUR.

Texto: Wilson Santos/Bach. em Direito e Consultor Guia de Turismo. Disponível em: http://guiadeturismo.blog.terra.com.br/2011/01/30/contribuicao-sindical-2011-dicas-para-impressao-da-guia/, publicado em 31/01/2011.
Adaptado: Guia de Turismo Ângela do Mar

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Confira a Exposição no MHEP!

Museu Histórico do Pará receberá obras originais de Cândido Portinari


O diretor do Mhep, Sérgio Melo, diz que Belém é a terceira capital do país a receber a exposição, que contém 57 obras originais de Portinari

Belém receberá uma exposição nunca vista antes no Norte do país. Trata-se da exposição “Portinari na Coleção Castro Maya”, que será aberta no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), no dia 14 de janeiro de 2014, e ficará na cidade durante dois meses. Com pinturas, desenhos e gravuras realizadas entre os anos de 1938 e 1959, a mostra traz para a capital paraense, 57 obras originais de Cândido Portinari considerado o maior artista da pintura modernista brasileira. “A exposição está vindo para Belém com o apoio do Ministério da Cultura", diz Sérgio Melo, diretor do museu. "Belém é a terceira capital do país a receber esta mostra. Estamos muito felizes com essa grande oportunidade”.

Ele explica que, por se tratar de uma exposição muito valiosa, vários critérios foram estipulados pelo Ministério da Cultura para a escolha das cidades por onde a mostra irá passar. Belém atendeu a todos esses critérios e foi aprovada para receber a exposição, por possuir um museu equipado, aparelhado e com uma equipe multidisciplinar treinada. “O fato de recebermos esta exposição mostra a capacidade do Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Cultura, de manter um bom padrão em seus prédios históricos e, principalmente, o esforço da secretaria em buscar sempre trazer eventos culturalmente e historicamente importantes para todos nós”, enfatizou Sérgio.

Ainda de acordo com ele, um esquema de segurança, dentro e fora do museu, também será montado para a preservação das peças. A Polícia Federal dará apoio inclusive no transporte das obras, que já começam a chegar no dia 20 deste mês.
A exposição trata das relações tecidas ao longo do tempo entre Candido Portinari e Raymundo Ottoni de Castro Maya, que resultou na acumulação do maior acervo público do pintor. A mostra traz as obras de Portinari adquiridas por Castro Maya em leilões, galerias de arte e no próprio ateliê do artista. Os destaques são "Menino com Pião" (1947), "O Sonho" (1938), "Grupo de Meninas Brincando" (1940), "A Barca" e "O Sapateiro de Brodósqui" (1941), "Lavadeiras" (1943) e "Morro n. 11" (1958), além da série "Dom Quixote".

Nascido em 1903, numa fazenda de café em Brodowski, no interior de São Paulo, Portinari manifestou talento para a pintura desde cedo. O artista começou a desenhar aos seis anos e aos nove participou, durante vários meses, dos trabalhos de restauração da igreja de Brodowski, auxiliando pintores italianos. Aos 15 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde frequentou a Escola Nacional de Belas Artes.

Ainda jovem, ganhou um prêmio de pintura que lhe permitiu se aprimorar em Paris, na França. Portinari voltou ao Brasil para registrar imagens ligadas ao povo e foi quem melhor retratou a identidade do trabalhador brasileiro, sendo cultuado por muitos de seus contemporâneos. Mário de Andrade, por exemplo, considerava que o amigo era "a mais útil e exemplar aventura de arte que já se viveu no Brasil".

Foi reconhecido nacional e internacionalmente e virou tema de livros e mostras, dentro e fora do País. Além de desenhos, pinturas e gravuras, Portinari se destacou com seus painéis e murais. Alguns exemplos são o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e os painéis que decoram o edifício-sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. A produção de Portinari, ao longo da vida, é estimada em aproximadamente cinco mil obras. O pintor morreu no Rio de Janeiro, em 1962.


Texto:Bruna Campos -Secretaria de Estado de Comunicação
Fonte: Agência Pará Notícias. Disponível em: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=65433

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Associados Oportunidade Curso de Espanhol na Colômbia

Colômbia ensina espanhol para guias brasileiros

Os interessados devem fazer a inscrição até 9 de janeiro. O curso terá duração de quatro meses e foi montado especialmente para guias de turismo
06/01/2014
Estão abertas as inscrições para o curso de espanhol para guias de turismo brasileiros na cidade de Bogotá, na Colômbia. A iniciativa é do Ministério da Relações Exteriores da Colômbia, que financiará o curso por quatro meses. O prazo de inscrição será encerrado no dia 9 de janeiro. 
O objetivo da Colômbia é difundir a língua espanhola entre os guias de turismo do Brasil e divulgar seus destinos de viagem entre profissionais que estão diretamente em contato com os viajantes. 
Além de financiar o curso, o governo colombiano oferecerá uma mensalidade de US$ 950 para gastos com alimentação, hospedagem, seguro médico internacional e passagem aérea. A data do início das aulas ainda não foi definida, a previsão é final de janeiro. 
Não há limite de vagas nem requisitos para seleção. Os interessados devem enviar cópia do passaporte, atestado médico recente e o formulário de inscrição para os e-mails: natalia.suescun@cancilleria.gov.co ou andrea.alfonso@cancilleria.gov.co
“É uma oportunidade de trazer conhecimentos para o Brasil e oferecer bons serviços no setor”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira. 
Na primeira versão do programa, no ano passado, participaram 59 guias de 13 a 15 países do leste da Ásia.
Clique aqui para ouvir declaração do secretário nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinícius Lummertz, sobre a importância da qualificação de serviços na área.
Qualificação em Portugal 
O Ministério do Turismo apoia o aperfeiçoamento de estudantes e guias de turismo brasileiros no exterior. No mês passado, um projeto de cooperação técnica com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o governo português levou 50 estudantes brasileiros de turismo à Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, em Portugal. 
Os estudantes estão se aperfeiçoando em técnicas avançadas das diversas modalidades de administração hoteleira com foco nas áreas de gerência, supervisão de hotéis e enogastronomia. Os bolsistas também estão estudando inglês. O curso tem 226 horas de aula, incluindo teoria e prática.
 
Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur
Telefone: (61) 2023-7055
e-mail: imprensa@turismo.gov.br


Pará é destaque da revista de bordo da TAM

A pimenta, um dos ingredientes que mais desperta olhares e paladares no Complexo do Ver-o-Peso  ilustra a capa deste mês da TAM nas Nuvens, revista de bordo da companhia aérea TAM, que por sinal lança um vôo direto ligando Belém a Miami (EUA) no próximo dia 2. A matéria é um presente de aniversário para Belém, já que retrata a capital paraense como um destino turístico irresistível.
Segundo Marcelo Mendes, presidente da Paratur, ações de marketing compartilhadas entre a TAM e a Paratur vão garantir, em 2014, diversas ações de press trip (visita de jornalistas especializados) ao Pará. As primeiras equipes chegam em Belém no próximo dia para edições especiais sobre o Pará, visando atrair fluxo turístico através do novo vôo Belém-Miami.
Marcelo recebeu em Belém no último dia 20 executivos da TAM que apresentaram o plano de mídia da companhia para o destino Pará em 2014, visando atrair um fluxo de 30 mil novos passageiros para aeroportos paraenses.


Confira a matéria sobre o Pará na TAM nas Nuvens: http://www.tamnasnuvens.com.br/
Texto: Benigna Soares 


domingo, 5 de janeiro de 2014

Turismo Rodoviário em Belém...

Em 2013, após dois anos de forte crescimento, o Turismo Rodoviário Receptivo em Belém ficou estabilizado, sem acréscimo significativo de demanda, contudo houve uma mudança de modal, ou seja, muito grupos grandes vindos em excursões rodoviárias passaram a utilizar o modal aéreo para os deslocamentos maiores e utilizam transportadoras locais ou dos seus estados de origem para os passeios em Belém e região. Ao contrário dos turistas regulares em pequenos grupos de até 5 pessoas, os grupos maiores passam mais tempo e realizam roteiros até localidades próximas a Belém com mais frequência. Mosqueiro e Salinas tem sido os destinos mais procurados. Seguem alguns registros de 2013:
 
Grupos visitando o Mercado do Ver-o-Peso e a Estação das Docas. Todos os grupos visitaram ambas as atrações, as mais procuradas pelos visitantes.

As parcerias comerciais em destaque: Guias de Turismo e a rede de restaurantes Pommedor, com destaque para a unidade da Praça Batista Campos.

As transportadoras locais tem tido destaque neste fortalecimento do receptivo aéreo, pois a disponibilidade de veículos viabilizou a migração do modal totalmente rodoviário para o rodo-aéreo.

Grupo visitando a Ilha do Mosqueiro, com destaque para Tapiocaria da Vila.

Restaurante do hotel Fazenda Paraíso, garantido atendimento contínuo aos grupos durante todo o ano na Ilha do Mosqueiro.

Visita ao Distrito do Paracury, em Icoaraci. Apesar das dificuldades no local, os Guias de Turismo sempre procuram incluir o destino nas roteiros dos grupos.
 
Pólo Joalheiro, outra importante atração que sempre é incluída pelos Guias de Turismo nos roteiros de visita em Belém. Na foto, o grupo vindo do Maranhão.

Equipe do IFPA Maranhão - Barreirinhas e os Guias de Turismo Fabio Romero e Levi Freire, responsáveis pela operação de receptivo em Belém.
 

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Levi Freire Jr e Fábio Romero recebem em Belém os Formandos do Curso de Guia de Turismo do IFMA!

Os Guias de Turismo  Levi Freire Jr e Fábio Romero - Estação das Docas - Belém - Pará

Entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2013 eu (Levi Freire Jr) e Fábio Romero recebemos em Belém uma turma alegre e divertida, que deixou a cidade bem mais animada!
O grupo composto por 33 formandos do curso de Guia de Turismo módulo Nacional e América do Sul e 04 servidores, Prof.ª Monique Serra, prof.º José Valdir Damasceno, Prof.º Tiago Vieira e enfermeira Glícia Jeane Nunes, do IFMA – Instituto Federal do Maranhão (Antigo Cefet) campus de Barreirinhas, vieram até a “cidade das mangueiras” em visita técnica obrigatória para a conclusão da disciplina prática profissional.
Glícia, Levi Freire Jr, Monique, Fábio Romero, Valdir e Tiago - Estação das Docas - Belém - Pará

Para mim foi uma grande honra acompanhar estes alunos e mestres, e contribuir para seu crescimento profissional, pois, daqui a poucos meses serão meus colegas de trabalho o que só vem a somar para o desenvolvimento do setor. Com a visita do grupo pude refletir um pouco mais sobre a profissão e sua importância para o desenvolvimento do setor, ratificando o trabalho científico inédito que apresentamos em Portugal e publicado em Livro.
Fui surpreendido, positivamente, ao constatar que o IFMA está na vanguarda do processo de gestão do turismo brasileiro, pois, se preocupa com ações que descentralizam os cursos de guia de turismo das capitais ou grandes centros e direciona para um processo de interiorização, criando campus em cidades do Maranhão,  como Barreirinhas e Codó, o que torna real e tangível o acesso destes alunos à educação e a uma profissão, dois aspectos tutelados pelo ordenamento jurídico brasileiro.   
Formandos Guias de Turismo IFMA

O IFMA bem como toda sua equipe técnica está de parabéns por contribuir com a educação, com o desenvolvimento do turismo através da qualificação de profissionais para atender tão importante destino turístico que é os Lençóis Maranhenses e principalmente por proporcionar uma perspectiva de um futuro melhor, ofertando aos cidadãos de Barreirinhas um curso para uma profissão regulamentada pela Lei federal 8.623/93.  
Que sirva de exemplo para instituições privadas aqui no Pará que por deterem de certo monopólio na oferta do curso de guia de turismo manipulam afirmando que não possuem demanda ou simplesmente não atendem aos nossos apelos para que novos cursos sejam executados, e com isto, cerceiam que mais profissionais qualificados estejam aptos para atender um mercado em constante crescimento.
Aos formandos, aos quais elenco os nomes abaixo, desejo toda sorte de bênçãos; que vocês possam desenvolver sua nova profissão com dedicação, ética, moralidade, senso crítico e defendendo a mesma, o turista e o turismo!
Guia de Turismo Credenciado é um  direito  do Turista/Consumidor e um dever do profissional! 
Parabéns Guias de Turismo do Maranhão!  

Formandos Guias de Turismo IFMA
1.   Adelina Aguiar
2.   Aline Araujo
3.   Amadeu Silva Filho
4.   André Santos
5.   Breno Santos
6.   Cralice Gomes
7.   Cledilson Lima
8.   Daniela Silva
9.   Daniele Santos
10.  Dannielle Silva
11.  Dayse Dias
12.  Edilene Pereira
13.  Ellen Ferreira
14.  Ezequias Marreiros
15.  Gilberto Silva
16.  Helena Silva
17.  Ines Mendonça
18.  Jadna Aguiar
19.  Josiel Santos
20.  Josué Santos
21.  Laécio Sousa
22.  Laercio Marques
23.  Liane Santos
24.  Livia Pires
25.  Marciany dos Santos
26.  Maria Antonia da Costa
27.  Maria Lucia Batista
28.  Marlene de Brito
29.  Michele Rego
30.  Pamella Reis
31.  Silvana Nascimento
32.  Silvia Silva
                  33.   Vanuza Silva


Fonte: Um Guia Pelo Mundo - By Levi Jr. Disponível em: http://umguiapelomundobylevifreirejr.blogspot.com.br/2014/01/levi-freire-jr-e-fabio-romero-recebem.html