Seja bem-vindo, você associado, integrantes do trade turístico, ou vistante ao novo espaço de informação, interação, integração e conhecimento do SINGTUR-PA. Ética, profissionalização e transparência dão a tônica do trabalho que pretendemos desenvolver, a fim de valorizar ainda mais este profissional. Vamos a luta!

A Presidência

sábado, 23 de novembro de 2013


Voo direto da TAP encurta distância entre Amazônia e Europa

 


"A TAP tem sido pioneira em voos diretos do Brasil para Europa, totalizando hoje voos com saída de 12 cidades do Brasil”, informou na coletiva à imprensa Mário Carvalho, diretor geral da TAP para a América Latina, na manhã desta sexta-feira (22), no Hotel Crowne Plaza. O evento faz parte da programação da comitiva, que reúne 15 representantes da empresa no Pará, entre os dias 21 e 24 deste mês, em visita a atrativos turísticos de Belém e do Arquipélago do Marajó. A iniciativa é do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com apoio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e o trade turístico paraense.
Segundo Márcio Carvalho, em 2014, com a criação do voo Belém-Lisboa, a companhia aérea portuguesa vai operar 82 voos semanais no Brasil, um aumento na frequência de mais de 250% nos últimos 13 anos. Para o diretor, o novo voo deve provocar um crescimento de 5% a 10%, já no próximo ano. O voo Belém-Lisboa será feito por uma aeronave modelo Airbus 330, com velocidade de cruzeiro de 920 km/h, e capacidade para 259 passageiros, em pouco menos de 7 h de viagem, três vezes por semana – terças, sextas e domingos.
De acordo com os números da companhia, foram transportados 1,6 milhão de passageiros para o Brasil em 2013, sendo os principais países emissores Portugal (com 13%), Itália (6%) e França (4%). “Lisboa e Porto estão em posições geográficas estratégicas, já que a partir destas cidades é possível ligar-se rapidamente a outros 55 pontos de Europa, através de rápidas conexões”, contou Carvalho. Daí a importância do trabalho de promoção, divulgação e marketing realizado pela Paratur no mercado europeu, com operadores de viagem, e a participação em feiras internacionais de turismo.
Sobre as motivações que fizeram a TAP inaugurar novos voos, Mário Carvalho informou que, “antes, cobríamos o Brasil de Porto Alegre (RS) até Fortaleza (CE), do sul ao nordeste. Faltava-nos a Região Norte. Então, vejo como um crescimento natural da malha aérea da companhia. Além disso, aqui estamos num Brasil diferente, com características muito específicas e peculiares. Existe um grande interesse do turista europeu em conhecer a Amazônia”.
Portas da Europa - Para Araci Coimbra, diretora da TAP para a Itália e Grécia, “o novo voo é uma oportunidade que vai abrir as portas da Europa e potencializar o interesse italiano em conhecer a Amazônia”.
É o mesmo objetivo de Riccardo Lo Presti, diretor da TAP na França/Holanda/Bélgica/Luxemburgo, principal mercado emissor de europeus ao Pará. “Já estamos vendendo o Pará desde sempre, via Fortaleza, São Paulo ou Rio de Janeiro. Agora, com o voo direto, vamos aumentar o tráfego de passageiros e números de turistas franceses no Pará”, disse ele. “O mais importante chamariz é o nome Amazônia”, ressaltou.
O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, destacou o retorno positivo que a abertura de novas linhas internacionais traz ao Estado. “O voo da TAP significa um combustível que vai energizar o turismo paraense, já que vai abrir um canal direto, uma ponte sobre o Oceano Atlântico, não somente para Portugal, mas para toda a Europa. E assim serve para viabilizar a chegada de turistas escandinavos, italianos, franceses, alemães e gregos, entre tantos outros”, acrescentou.
O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, falou sobre as estratégias de promoção para atrair esse novo campo de mercado. “Nossas estratégias visam basicamente construir relacionamentos e fazer negócios. Negócios estes que vão atrair novos turistas, a partir desse voo. O turista europeu busca um nível de segurança e sofisticação junto ao desenvolvimento sustentável, até porque é um turista exigente, ao qual nós temos condições de oferecer produtos de qualidade em nossos seis polos turísticos”, concluiu.


Israel Pegado - SETUR
Fone: (91) 3110-5007 / (91) 8164-8917
Email: israelpegado@yahoo.com.br


Secretaria de Estado de Turismo do Pará
Avenida Nazaré, 871, anexo - 3º andar. Belém-PA. CEP: 66035-170
Fone: (91) 3201-3689
Site:  Email: gabinete@setur.pa.gov.br
FONTE: Agência Pará de Notícias. Disponível: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=141458

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Atletas se encantam com espaços turísticos de Belém

O Guia de Turismo Junior atuando em Evento Esportivo
A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) está apresentando os principais atrativos turísticos de Belém aos participantes dos Jogos Escolares da Juventude, evento realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que teve início no último dia 7 e segue até o dia 16 em Belém, capital do Pará. (PA). Observadores de 18 países e jornalistas de vários estados brasileiros e Distrito Federal já participaram da atividade, nas modalidades city tour, river tour e press trip.

Entre os visitantes estão também os atletas que disputam os jogos. Os passeios turísticos com os atletas começaram no último domingo, dia 10 e seguem até o dia 16. Divididos em quatro grupos diários, por delegações estaduais os jovens saem dos hotéis e seguem uma rota panorâmica que inclui Complexo Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, Mangal das Garças, entre outros.

Sergipe, Alagoas e Santa Catarina são alguns dos estados contemplados com o passeio, a exemplo do time de voleibol de Jaraguá do Sul (SC), que integrou o passeio da última quarta-feira, dia 13. A riqueza amazônica do Parque Mangal das Garças maravilhou os jovens.

Silvio Leonardo Nunes de Oliveira, treinador do time feminino de vôlei, descreveu a impressão que o Pará deixou. “Uma imagem ótima, uma cidade que atendeu bem todos os participantes dos jogos. O povo paraense recebeu todos com muito carinho, fica uma imagem positiva da receptividade, da responsabilidade de estar realizando uma competição desse nível. Eu estou muito feliz pois as minhas alunas estão felizes também de estar em Belém”. Elogiou Silvio, que elegeu a Estação das Docas como seu lugar favorito em Belém.
O equilíbrio ecológico da fauna e flora do Mangal das Garças foi o que mais encantou a maioria dos atletas. Árvores frutíferas e pássaros exóticos, como as garças que dão nome ao local foram alvo da curiosidade dos visitantes. O Farol de Belém, que permite vista panorâmica da cidade também encantou, assim como viveiro aningas, o borboletário, e outros.

“É a primeira vez que venho a Belém e está sendo inesquecível. Eu tinha uma imagem em relação à cidade pelo que via na televisão. Quando cheguei aqui percebi que é totalmente diferente.” Enalteceu a atleta catarinense Mariana Santos.

Alan Eduardo Rosa, treinador do time masculino de vôlei eleu o Mangal como espaço mais atraente. “ O parque é sem dúvida muito lindo, o mirante foi a parte que mais gostei”. Elegeu Alan, também de Santa Catarina.

Marcelo Mendes, presidente da Paratur, explica que “o apoio aos Jogos Escolares da Juventude se deve à relevante contribuição que trouxe ao fortalecimento do turismo do Pará enquanto segmento de eventos. É também uma vitrine para a divulgação e promoção do Pará como destino turístico prioritário na Amazônia”.



J o g o s - Os Jogos Escolares da Juventude contam com cerca de quatro mil pessoas, entre elas jovens de 15 a 17 anos de 1.251 escolas, que participarão de disputas em 13 modalidades esportivas (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). Embaixadores, 20 observadores internacionais, cerca de 30 jornalistas, 220 voluntários, além de todo Comitê Organizador somam-se aos competidores.

Vários ídolos do esporte nacional serão embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude entre eles estão Sarah Menezes (judô), Daiane dos Santos (ginástica artística), Vanderlei Cordeiro (atletismo), Antoine Jaoude (Lutas) e Angélica Kvieczynski (Ginástica Rítmica) e Luciano Pagliarini ( Ciclismo Estrada), estes são apenas alguns dos 12 ídolos do esporte que estarão em Belém para o evento.
      
     
Os Jogos Escolares da Juventude 2013 é uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizado pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.

Texto: Carolinne Reis e Benigna Soares - GEC Paratur
Fotos: Thiago Figueira - GEC Paratur
 
 
Adaptado por Singtur/PA 

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

FENAGTUR enfatiza sobre má prestação de serviço no turismo.

Você sabia que:

MÁ PRESTAÇÃO DE SERVIÇO - PROCON 151

1- Conscientize o turista que em qualquer excursão, passeio e traslado de VAN, MICRO ou ÔNIBUS realizado SEM o Guia de Turismo é considerado pelo CDC - Código de Defesa do Consumidor - através do artigo 14 - uma má prestação de serviço; ou seja, o turista poderá apresentar o recibo de compra/pagamento no PROCON e solicitar seu ressarcimento proporcional ao serviço não prestado;

2- Caso um recepcionista de hotel oferFe um serviço turístico e o mesmo não seja realizado a contento, o hotel será o responsável solidário pelos devidos questionamentos realizados pelo turista ao PROCON.

P.S: Esta informação vale para todos os Estados da Federação.

Apoio:SINGTUR/AL - http://singtural.org/


Fonte: Federação Nacional de Guias de Turismo FENAGTUR  via Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/pages/Fenagtur/327412757322104?fref=ts


Pará estuda possibilidade de ter ferrovia turística

O secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, recebeu o engenheiro da Diretoria Ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Rozão Pinto, na manhã desta segunda-feira (18), em seu gabinete, para discutir a possibilidade de se aproveitar parte do espólio da rede ferroviária federal para criação de uma linha de ferrovia turística no Estado.

“O Governo do Pará, por meio da Setur, solicitou junto ao DNIT e Ministério do Turismo (MTur), o Pará ser contemplado com um trecho de ferrovia turística. De acordo com o Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, o trecho estudado fica entre os municípios de Bragança e Tracuateua, na região Amazônia Atlântica”, explica Adenauer Góes.

O secretário conta ainda que um roteiro seria criado a partir da linha ferroviária turística, levando em consideração aspectos históricos e culturais. “Temos a ideia de uma rota conjugada de modal misto, entre rodoviário mais ferroviário, que resgataria uma parte do trajeto feito pela Estrada de Ferro Belém-Bragança. A recuperação de um equipamento que foi extinto em meados dos anos 60, para que isso possa gerar um roteiro, e o fortalecimento da atividade turística em nosso estado”, esclareceu.

O engenheiro do DNIT destacou também que a ferrovia turística abre espaço para utilização comercial e transporte de mercadorias entre municípios, bem como aspectos de mobilidade e acessibilidade urbana.

Segundo dados do Ministério do Turismo, o Brasil possui uma malha ferroviária de 30 mil km, com vinte trens destinados ao turismo, distribuídos em oito Estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O turismo ferroviário além de ser encantador é ecológico, seguro e de custo reduzido. 
 

Paratur organiza press trip para divulgar o carimbó de Marapanim e a Ilha de Algodoal

O Festival de Carimbó de Marapanim foi o mote da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) para mais uma promoção de divulgação do Pará. Os convidados foram a equipe do programa Estação Turismo, da Amazon Sat, o apresentador Bruno Fonseca e o cinegrafista Rui Mendes, que fizeram a cobertura completa do festival, desde a abertura oficial realizada no último dia 15, acompanhados pelo guia de turismo, Manoel Carolino, e pelo fotógrafo, Thiago Figueira, da Paratur.
Também participou do press trip, a jornalista Julie Rocha, do portal Prazer em Viajar, que começou sua aventura pela Amazônia paraense num sítio em São Francisco do Pará (95 km de Belém), onde a principal atração é um igarapé cercado por árvores nativas que corta o terreno e se transforma numa piscina natural, oferecendo aos visitantes um banho de água gelada e refrescante.
Retornando ao município de Castanhal, a viajante seguiu pela rodovia PA-320 num micro-ônibus que faz linha Belém-Marudá. A ideia era registrar as impressões de uma viajante que segue pelas estradas do Pará rumo aos principais atrativos de sol e praia no nordeste do Estado.
“Vamos aproveitar para falar um pouquinho desses detalhes que muitas vezes passam despercebidos ou ficam apenas guardados na memória de um viajante. Como somos um projeto de viajantes, o Pará será abordado de uma forma mais realista e para quem busca um pouco de aventura pela Amazônia”, disse ela.
Foi na pousada Santa Bárbara, em Marudá, que toda a equipe se preparou para a parte mais divertida da viagem: a ilha de Algodoal. Do barquinho até a chegada da ilha, localizada no município de Maiandeua, foram 40 minutos. A viagem teve sabor de aventura, com passeios de charretes puxadas por burros, único meio de transporte do local, além de entrevistas com antigos moradores e proprietários dos meios de hospedagem.
Foi também uma boa surpresa para o apresentador Bruno Fonseca, que já está acostumado com as idas e vindas do Amazonas ao Pará, mas nunca tinha visitado a ilha de Algodoal. “A gente não imagina que no Pará ou em qualquer outro estado da Amazônia possam existir paraísos tão encantadores quanto esses que a gente visitou, com praias lindas, muita história e povo ‘do bem’, que é isso que atrai mais ainda o visitante”, comentou.
A viagem a Algodoal também foi uma surpresa agradável para o cinegrafista Rui Mendes que já visitou o destino em 2011. Segundo ele, dessa vez deu para captar menos imagens da praia por conta do horário, mas o foco principal era a cidade de Marapanim e a cultura do carimbó. “Eu já imaginava o que iria encontrar, mas a gente acaba se surpreendendo com o Pará, um estado muito rico em cultura e belezas naturais”, disse ele.
Foi  na praia da Princesa, considerada um das mais belas do mundo, que o apresentador encerrou a filmagem do programa com a participação de estudantes universitários que visitavam o destino pelo projeto “Viagem do Conhecimento”, da agência Lecytur, e da jornalista Julie Rocha que deu dicas, pelo Prazer em Viajar, para quem deseja explorar mais os destinos paraenses, citando Algodoal como um dos preferidos para jovens que lotam a ilha no período de alta temporada (julho, dezembro e feriados).
O programa Estação Turismo, com especial do Festival de Carimbó de Marapanim e os registros das praias de Mapapanim, Marudá e da Ilha de Algodoal, serão exibidos no próximo dia 29, às 20h, pelo site www.amazonsat.com.br ou Facebook: AmazonSat.
Já a reportagem do portal Prazer em Viajar será publicada na próxima quinta-feira, dia 28, em destaque na seção “Destinos Nacionais”, pelo endereço www.prazeremviajar.com. O portal também está nas redes sociais, no Twitter: @prazeremviajar e no Facebook: prazeremviajar.

Fonte: Prazer em Viajar. Disponível em:  http://prazeremviajar.com/paratur-organiza-press-trip-para-divulgar-o-carimbo-de-marapanim-e-a-ilha-de-algodoal/

Belém é a segunda cidade mais honesta


Belém é a segunda cidade mais honesta (Foto: Bruno Carachesti/Diário do Pará)
Você devolveria uma carteira com dinheiro perdida em meio a uma multidão? (Foto: Bruno Carachesti/Diário do Pará)
E se você achasse pela rua uma carteira com dinheiro e dentro tivesse um cartão de identificação do dono com todos os contatos? Devolveria? Se você mora em Belém, existe uma grande probabilidade de que a resposta para o questionamento seja: sim, devolveria! Pelo menos é o que afirma o teste realizado pela revista Seleções de Reader’s Digest, que apontou Belém como a segunda capital mais honesta do Brasil num ranking de avaliação.
A proposta da pesquisa era medir a honestidade do brasileiro em algumas capitais. Os moradores de Belém devolveram oito carteiras de um total de 12 deixadas pela cidade. Finalizado em setembro, o levantamento foi realizado em seis cidades brasileiras. Para o teste, 12 carteiras foram deixadas em locais públicos. Dentro delas havia R$ 100 em dinheiro (uma nota de R$ 50, duas de R$ 20 eu uma de R$ 10), notas fiscais de estabelecimentos comerciais, bilhete de metrô, foto de criança e cartões de lojas, além de um cartão de visita do suposto dono, com telefones fixo e celular.
De acordo com a publicação, a partir da pesquisa é possível analisar a honestidade do brasileiro através da observação de cada pessoa que encontrasse uma das carteiras e por meio de entrevista com aquelas que as devolvessem. A editora da Seleções, Raquel Zampil, destacou, ao anunciar os resultados do teste, que, apesar de não se tratar de um teste científico, a experiência mostrou que as pessoas que entregaram as carteiras entendem a honestidade como uma convicção pessoal, um atributo não negociável, adquirido principalmente pelo exemplo familiar.
A publicação escolheu seis cidades, divididas em grande, médio e pequeno porte, respectivamente: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belém, Bento Gonçalves e Dourados. De um total de 72 carteiras deixadas nas localidades, 39 foram devolvidas com dinheiro, equivalente a 54%, contra 33 não devolvidas. Das 39 carteiras devolvidas, 24 foram por homens, 12 por mulheres e três por casais. No quesito idade, 33,5% das carteiras foram devolvidas por pessoas de até 25 anos, 33,5% por pessoas entre 26 anos e 40 anos, 26% por pessoas entre 41 anos e 60 anos e, finalmente, 7% por pessoas de mais de 61 anos.
Terra de honestos
Os próprios paraenses se identificam como pessoas honestas, que compreendem os direitos individuais de cada cidadão. É nisso que acredita o vistoriador de trânsito Rui Guilherme, 54. “Tiro por mim. Às vezes, alguém passa o troco errado e eu devolvo o dinheiro a mais. O que é meu é meu; o que é dos outros é dos outros”, explicou sentado ao lado do filho, em frente a um quiosque de fabricação de chaves, na Praça da República. “Uma vez, uma senhora deixou cair um negócio da bolsa dela. Peguei do chão, gritei para ela voltar e devolvi”, conta o pequeno Rafael Leitão, 10, após ouvir empolgado o exemplo do pai.
“Belém é uma terra de gente honesta, trabalhadora”, afirma a agente comunitária de saúde Maria Auxiliadora, 45, enquanto aguardava o ônibus para voltar ao lar. “A honestidade é adquirida pela educação. Confesso que às vezes me acho ética demais e chego a pensar se é esse mesmo o caminho, já que muita gente é corrupta. Mas no fim compreendo que cada um tem que fazer a sua parte para o mundo mudar”, argumenta.
Dono de uma banca de revista na avenida Presidente Vargas, José Alcir Freitas, 51, conta que o exemplo veio de casa, da família.
“Tive uma criação muito rígida, sempre soube a diferença do certo e errado. Aqui na banca, por exemplo, de vez em quando o povo esquece máquina fotográfica, DVD, CD... Eu deixo aqui até o dono aparecer. Essa pesquisa tá correta. Assim como o paraense é acolhedor, ele procura ser honesto”, sorri José Alcir.
Como foi o teste
Em seis cidades brasileiras, 12 carteiras foram deixadas em locais públicos, em setembro.
O RANKING
1º São Paulo (SP)
Carteiras devolvidas - 9
Não devolvidas - 3
2º Belém (PA)
Carteiras devolvidas - 8
Não devolvidas - 4
3º Salvador (BA)
Carteiras devolvidas - 7
Não devolvidas - 5
4º Bento Gonçalves (RS)
Carteiras devolvidas - 6
Não devolvidas - 6
5º Dourados (MS)
Carteiras devolvidas - 5
Não devolvidas - 7
6º Rio de Janeiro (RJ)
Carteiras devolvidas - 4
Não devolvidas - 8
Fonte: Jornal Diário do Pará

domingo, 17 de novembro de 2013

Copa 2014 Belém

Belém se prepara para ser destino alternativo durante a Copa 

A cidade de Belém está se preparando para ser um destino turístico alternativo durante a Copa do Mundo de 2014, apesar de não ter sido escolhida como uma das sedes do evento.
A metrópole com dois milhões de habitantes localizada na baía de Marajó e próxima à foz do rio Amazonas é, sem dúvidas, a capital da região com o maior número de fãs de futebol, ainda que Paysandu e Remo estejam distantes há muito anos da primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
"É muito triste que, com equipes que levam 50 mil torcedores a uma partida da terceira divisão e do Campeonato Paraense, tenham excluído Belém da lista das 12 sedes do Mundial", disse à Agência Efe o taxista e membro de uma das torcidas organizadas do Remo, Julio Cavalcante.
O Governo Federal e a Fifa optaram por Manaus na hora de escolher uma cidade-sede na região Norte.
Os moradores da cidade acreditam ter sido prejudicados por interesses alheios ao futebol, pois, na opinião de muitos, para os organizadores contou mais o poder político e econômico de Manaus, polo industrial, mas sem tradição no futebol.
"Aqui no Pará temos uma torcida que supera a das grandes cidades do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde os torcedores escolhem o nível do rival para ir aos estádios. Está provado que as equipes de Belém atraem um público maior", afirmou Cavalcante.
O biólogo Marcos Junqueira lembrou que "o Amazonas não deu grandes jogadores ao país, enquanto no Pará, temos agora gente que se destaca em grandes equipes como Paulo Henrique Ganso (do São Paulo)".
Apesar da frustração dos torcedores paraenses, Belém se prepara para receber durante a Copa os visitantes que chegarão a essa parte do Brasil atraídos pelos encantamentos da Amazônia, além da culinária típica da região, com uma grande variedade de frutas, peixes e sopas.
O açaí, original do Pará, lidera uma extensa lista de frutas tropicais, que se soma aos peixes, como o tambaqui, principal expoente na gastronomia paraense.
"O Brasil é rico em frutas e recursos naturais que todos os estrangeiros querem conhecer, e cada região vai mostrar seu melhor no Mundial, mas Belém do Pará tem um prestígio culinário digno de ser reconhecido pelo paladar dos visitantes", garantiu a promotora de turismo Jamile Freitas.
Segundo Jamile, "a atual capacidade hoteleira não é a ideal para ser sede de um Mundial, mas, como está agora, suporta a forte demanda de turistas que queiram dar uma escapada antes, durante ou depois da Copa para levar consigo uma lembrança da Amazônia".
Belém possui também seus mercados municipais, ricos em uma infinidades de plantas medicinais da cultura indígena amazônica; os restaurantes com seus menus em inglês e espanhol, e abre espaço para a beleza da cidade, com edifícios antigos da época da colonização e modernos projetos urbanísticos.
O tradicional mercado Ver-o-Peso; a remodelada estação portuária das Docas, com seus famosos restaurantes e música ao vivo, e os parques públicos, como o da República e o Batista Campos, considerado por muitos o mais bonito do país, "poderão agora ser fotografados por mais estrangeiros", ressaltou Jamile.
No ritmo do carimbó, a dança mais popular da região, os paraenses esperam poder mostrar aos visitantes que Belém tem outros atrativos além do futebol. 


Fonte: Folha de São Paulo

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Fiscalização de excursão no Nordeste.

Em Alagoas, o Sindicato de Guias de Turismo realizou a fiscalização de excursão que estava sem Guia de Turismo. Segundo o Singtur de Alagoas: "Lamentavelmente hoje tivemos mais um dia atípico. Uma excursão vinda de uma cidade do Nordeste não quis respeitar a Lei Estadual 6.943-08. Só nos restou uma saída, chamar a polícia. Que sirva de lição para todas as excursões que vierem à Alagoas."

Foto: Singtur Alagoas via Facebook


 Fonte: Singtur Alagoas. Disponível em: https://www.facebook.com/singtur.alagoas?fref=ts

Publicação de Guias de Turismo do Estado do Párá em evento em Portugal.

Guias de Turismo Brasileiros Tem Trabalho Científico Publicado em Livro de Circulação Internacional! By Levi Freire Jr

 A TMS 2013 – TOURISM & MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE, University of the Algarve - Portugal, trouxe mais frutos do que imaginavam o Guia de Turismo e Bacharel em Direito Levi Freire de Oliveira Junior e o guia e mestre em Turismo Fábio Romero de Oliveira e Silva. A apresentação do artigo cientifico gerou a publicação em livro de circulação internacional, em cerca de 30 paises. O tema abordado foi A LEGALIDADE DO GUIA DE TURISMO E SUA IMPORTÂNCIA NA ATIVIDADE ECONÔMICA: implicações para o consumidor, efeitos jurídicos e sociais". Saiba mais sobre o evento e apresentação do artigo: Aqui
As Publicações da TMS Algarve 2013. Foto: Levi Freire Jr.

Publicação em Livro de circulação internacional, cerca de 30 países. Guias de Turismo Levi Freire Jr e Fabio Romero.
Foto: Levi Freire Jr

 Fonte: Levi Jr. 
Disponível em: http://umguiapelomundobylevifreirejr.blogspot.pt/

Levi e Fábio representando os GT's do Brasil em Portugal!






Levi Freire Jr em Portugal. Apresentação do Trabalho Científico: A LEGALIDADE DO GUIA DE TURISMO E SUA IMPORTÂNCIA NA ATIVIDADE ECONÔMICA: IMPLICAÇÕES PARA O CONSUMIDOR, EFEITOS JURÍDICOS E SOCIAIS

Sessão de Abertura. Olhão - Algarve - Portugal. Foto: Levi Freire Jr


Prezados,
Na ocasião da apresentação de meu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Direito tive a preocupação em apresentar um assunto que pudesse contribuir para a sociedade e coletividade e contribuir na alteração de paradigmas e processos equivocados e/ou ilegais. Neste sentido, defini o tema: “A Legitimidade Do Guia De Turismo E Sua Importância Na Atividade Econômica: Os Riscos Para O Consumidor, Os Efeitos Jurídicos E Sociais Da Sua Não Contratação”, pelo qual a banca conferiu a nota máxima. Saiba mais: http://umguiapelomundobylevifreirejr.blogspot.pt/2013/11/participacao-no-tms-algarve-portugal.html
Fabio Romero e Levi Freire Jr, TMS - University of Algarve - Olhão - Portugal
Levi Freire Jr TMS - University of Algarve - Olhão - Portugal


Dando continuidade a produção científica e já recebendo os frutos do TCC, submeti em parceria com o professor Fábio Romero, Mestre em Turismo pela Universidade de Aveiro, artigo como extensão do assunto jurídico inicialmente abordado e que possui ineditismo e que tem gerado polêmicas, sendo estas necessárias para o aprimoramento dos processos.

Fabio Romero e Levi Freire Jr. Pesquisadores nas áreas do Turismo e Direito

Neste sentido, estamos no sul de Portugal, na região do Algarve, na cidade de Olhão participando da TMS ALGARVE 2013 – TOURISM & MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE, UNIVERSITY OF THE ALGARVE, PORTUGAL, e neste dia 14 de novembro de 2013, fizemos uma exposição com apresentação de 15 minutos, mais os debates.

Levi Freire Jr no Local do Evento, Real Marina Hotel Spa 
A apresentação foi um sucesso pois alcançou seu objetivo que é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento cientifico e da atividade turística enquanto atividade econômica tutelada pela Constituição Federal, além de divulgar a importância deste profissional, Guia de Turismo, que está sendo usurpado em seus direitos. Sem esquecer que a presença de pessoas não habilitadas, em conformidade com a legislação, causam sérios impactos à economia brasileira, prejudicando o seu desenvolvimento e principalmente lesando o consumidor.


Levi Freire Jr, apresentação do artigo científico "A LEGALIDADE DO GUIA DE TURISMO E SUA IMPORTÂNCIA NA ATIVIDADE ECONÔMICA: implicações para o consumidor, efeitos jurídicos e sociais"
Levi Freire Jr, apresentação do artigo científico "A LEGALIDADE DO GUIA DE TURISMO E SUA IMPORTÂNCIA NA ATIVIDADE ECONÔMICA: implicações para o consumidor, efeitos jurídicos e sociais"

Agradeço a todos que contribuíram de forma direta e indireta para que pudéssemos estar aqui em Portugal em meio a pesquisadores de cerca de 30 países, dentre eles mestres, doutores, PHD’s que nos receberam com respeito e com interesse pelo tema e pelos resultados de nossas análises.

Agradecimentos aos nossos apoiadores: Secretaria de Turismo do Estado do Pará, Paratur, Sindicato dos Guias de Turismo do Estado do Pará, UGPM Tours, Enjoy Tours, Hotel Mundial Lisboa, GTA Seguros.

Sinto-me feliz, agradecido a Deus por ter me concedido a oportunidade de representar meu Estado e País em evento internacional, além de fazer a diferença com os estudos científicos produzidos no norte do Brasil.

Esta não é uma vitória apenas minha, mas também dos guias de turismo do Pará e do Brasil, do turismo Nacional enquanto atividade econômica, dos consumidores/turistas, pois, possibilitará o norteamento de ações para mudar a ilegalidade da atividade. É uma vitória de todos aqueles que acreditam na verdade, na justiça, no direito e em uma sociedade mais justa. 





Agradeço uma vez mais as empresas públicas e privadas que acreditaram em nosso projeto e nos apoiaram possibilitando nossa vinda para Portugal: 








 Fonte: Levi Jr. Disponível em:http://umguiapelomundobylevifreirejr.blogspot.pt/

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Cruzeiro em Belém

Navio inglês Silver Cloud aporta em Belém nesta quinta-feira


O navio Silver Cloud, oriundo da Inglaterra, chega em águas paraenses a partir das 7 horas da manhã desta quinta-feira, dia 14. Traz à capital paraense cerca de 200 turistas europeus , que desembarcam  no Galpão 4 da Estação das Docas, onde o navio permanece até as 19 horas.

Os turistas serão recepcionados pela gerência de marketing da Paratur (Companhia Paraense de Turismo) em parceira com a BelemTur, que vão promover uma ação promocional do destino Pará, distribuindo sachê com cheiro do Pará,  mapas, folders, cartão postal e guias da cidade em português/inglês.

Após o receptivo, os turistas farão um passeio pelos principais pontos históricos da capital, começando pelo Complexo Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, Mangal das Garças, Pólo Joalheiro, Theatro da Paz, Museu Paraense Emílio Goeldi e Basílica Santuário de Nazaré. Também farão um river tour com duração de 4horas pelos rios, furos e ilhas, com direito a  trilhas e passeios ecológicos pelas comunidades ribeirinhas do município da Boa Vista do Acará, nordeste paraense.

A nova temporada 2013/2014 teve início dia 10 de outubro com a chegada do navio italiano ‘Costa Romântica’, que trouxe até Belém 1.200 turistas italianos. O Silver Cloud é o segundo navio a passar por Belém, onde ao todo, deve somar 33 navios, sendo que 16 passam por Belém e 17 por Santarém e Vila do Alter do Chão, no Tapajós. A maioria vem dos Estados Unidos, França, Itália, Alemanha e Inglaterra.  O último navio a passar por Belém será o Ocean Dream, do Japão, com 1.400 passageiros, que passará pela capital paraense nos dias 15, 16 e 17 de agosto.  No total os navios trazem ao Pará cerca de 20 mil turistas.

A expectativa do presidente da Paratur, Marcelo Mendes é de que ações promocionais, de divulgação e inclusão do Pará na rota desses navios traga um incremento de fluxo e de geração de divisas ao Pará. 

Navio Silver Cloud

O navio Silver Cloud faz parte da empresa Silversea e mede  157 metros de comprimento e 21,5 metros de largura. Possui em suas dependências restaurantes de alta gastronomia, piscina, lounge panorâmico, fitness center, biblioteca, cigar room, cassino, butiques e salão de beleza. A empresa Silversea mantém filiais nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Singapura. A sede da empresa está sediada em Mônaco.

Texto: Tâmara Monteiro - GEC Paratur
Foto: Divulgação

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Abertas as inscrições do XXXIV Congresso Brasileiro de Guias de Turismo







           O XXIV Congresso Brasileiro de Guias de Turismo será realizado no período de 26 a 30 de março de 2014 no Centro de Convenções de Goiânia - GO. O evento discutirá o tema Segmentação e Especialidade: Desafios Profissionais para o Guia de Turismo. Serão programadas conferências, oficinas, painéis e mesas redondas cujo objetivo é refletir sobre a realidade local, os desafios para a prática profissional do guia de turismo e dimensões éticas, técnicas e políticas da profissão.
           Segundo a organização do evento, "O evento é de suma importância para a categoria, pois o guia é um profissional essencial para a atividade turística, considerado o cartão de visitas por estar em contato constante com o turista e ficar encarregado de acompanhar, orientar e transmitir informações sobre a história, a cultura, os valores, os costumes e as belezas naturais dos locais visitados."
          
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, 26 de março
Credenciamento
City Tour
Cerimônia de abertura e com apresentação cultural
Jantar Regional
Quinta-feira, 27 de março
Palestras, oficinas e mesas redondas
Feira de exposição
By Night (opcional)
Sexta-feira, 28 de março
Palestras, oficinas e mesas redondas
Feira de exposição
Noite Cultural
Sábado, 29 de março
Visitas técnicas (Cidade de Goiás ou Pirenópolis ou Hot Park)
Tour para compras em Goiânia
Domingo, 30 de março
Visita técnica em Trindade/GO com missa na Basílica
Noite de encerramento com lançamento do próximo CBGTUR

 Inscreva-se já: 

http://sindegturgo.com.br/


Fonte: Federação Nacional de Guias de Turismo  e Sindicato de Guias de Turismo do Estado de Goiás. Disponível em: http://sindegturgo.com.br/ e www.fenagtur.org.br/‎

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Participação no TMS Algarve, Portugal 2013 By Levi Freire Jr


Queridos,
Neste momento estamos no aeroporto internacional de Brasília, Juscelino Kubistchek, e daqui a pouco embarcamos para Portugal com o escopo de concluir mais uma etapa na construção da carreira jurídica e na continuidade da carreira turística. 
Levi Freire Jr. no Aeroporto de Brasília aguardando voo para Lisboa, Portugal.
Em meu Trabalho de Conclusão do Curso de Direito tive a preocupação em apresentar um assunto que pudesse contribuir para a sociedade e coletividade, e quiçá alterar paradigmas e processos equivocados, neste sentido, após ter escrito outros três temas (os quais foram publicados e/ou em processo de publicação), consegui definir o polêmico e inédito: “A Legitimidade Do Guia De Turismo E Sua Importância Na Atividade Econômica: Os Riscos Para O Consumidor, Os Efeitos Jurídicos E Sociais Da Sua Não Contratação”, sendo orientado pela profª Ms. Adriana de Aviz, recebendo da banca a nota máxima.
No dia da apresentação tive a honra de ter na plateia a presença do professor Fábio Romero, Mestre em Turismo pela Universidade de Aveiro, Portugal, que com sua visão holística e de pesquisador me convidou para escrevermos um artigo como extensão do assunto jurídico inicialmente abordado em meu TCC. Assim, após analisarmos as possibilidades nos submetemos para a seleção TMS ALGARVE 2013 – TOURISM & MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE, University of the Algarve, Portugal. Estava de férias em Brasília quando recebi a ligação do professor Fábio informando que nosso artigo tinha sido selecionado entre participantes de cerca de 30 países para apresentação com sustentação oral e publicação em livro além de recebermos a ratificação da importância do tema e-mail:
“Após rigorosa revisão, o seu trabalho, "A LEGALIDADE DO GUIA DE TURISMO E SUA IMPORTÂNCIA NA ATIVIDADE ECONÔMICA: implicações para o consumidor, efeitos jurídicos e sociais" foi aceito para apresentação na TMS ALGARVE 2013 – TOURISM & MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE que se realizará de 13 a 16 de novembro de 2013 em Algarve. De acordo com os revisores o paper apresenta um tema interessante, Trata-se de um artigo puramente descritivo mas que traz uma perspectiva interessante e pouco estudada sobre o papel do guia turístico." Claudia Ribeiro de Almeida - ESGHT/University of the Algarve.
Carta de Aceitação Algarve 2013
Nesta guisa, é fácil constatar que esta viagem para mim é cheia de significados, além de realizações e felicidades, em vários âmbitos:
No pessoal, apesar de possuir no Brasil trabalhos publicados em revistas cientificas, ainda existia a lacuna e o desejo de participar como pesquisador e produtor de conhecimentos científicos em evento internacional;

No profissional, a oportunidade de oferecer a comunidade acadêmica, a sociedade internacional e brasileira um assunto que possui ineditismo e que trará importantes mudanças no atual cenário turístico e jurídico;

No espiritual, por ratificar, uma vez mais, que sirvo a um Deus fiel e de um incomensurável amor, que com seus mimos de ABA ( Pai) supriu e tem suprido a todas as necessidades e que sem Ele nada disto seria possível. Quando Deus nos concede algo, o faz por inteiro.
Mas nesta caminhada as dificuldades para chegarmos até aqui não foram poucas, muitos os desafios a serem superados. Inicialmente, entramos em contato com algumas instituições públicas e privadas no sentido de que encontrássemos apoio neste projeto, entretanto foram várias as negativas o que esboça o longo caminho a percorrer para que se entenda a importância da produção cientifica no Brasil. A estas empresas deixo meus agradecimentos, pois, ensinaram um pouco mais sobre a palavra persistência.
Este também é o momento de agradecer a minha família e aos verdadeiros amigos que estiveram juntos torcendo e contribuindo de alguma forma na concretização e execução deste Projeto. 

As empresas que embarcaram nesta ideia deixo aqui meus sinceros agradecimentos, pois, se mostraram verdadeiros parceiros dando sentido a palavra PARCERIA. 
 Abraços,

Levi Freire Jr. 


Apoio:

Secretaria de Turismo do Estado do Pará