Governo e iniciativa privada debatem oferta de produtos turísticos no Pará
Representantes da gestão pública
de turismo no Pará, como a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a
Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e secretarias municipais, se
reuniram com membros e profissionais da iniciativa privada do setor, em
uma edição especial do “Café com o Trade”, nesta segunda-feira (19), no Hotel
Crowne Plaza. No encontro foi apresentado, de forma detalhada, o Plano
Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, incluindo segmentação da oferta de
produtos turísticos no Estado e a formação de grupos de trabalho, para
debater e avaliar propostas para o turismo de natureza, cultural, de sol
e praia, e de negócios, eventos e incentivos.
“Essa ação visa incrementar o
processo de interação entre a gestão pública e a iniciativa privada no
desenvolvimento e implantação do turismo no Estado, com uma visão
conjuntural baseada no Plano Estratégico
de Turismo Ver-o-Pará”, explicou o secretário de Estado de Turismo,
Adenauer Góes. “O planejamento é uma ferramenta muito importante, que
deve ser defendida por todos nós, pois ele pode ultrapassar governos. É
um plano de Estado”, reiterou.
De acordo com a diretora de Produtos Turísticos
da Setur, Conceição Silva, o “Café com o Trade” é uma ação prevista no
Plano Ver-o-Pará, e tem como objetivo maior a sensibilização do setor
privado que atua no turismo, como agentes de viagens, meios de
hospedagem e organizadores de eventos. “O objetivo maior é acelerar o
processo de desenvolvimento, que quer fazer do Pará o destino turístico
líder na Amazônia até 2020. Mas, para isso, precisamos estruturar os
segmentos turísticos”, ressaltou.
Mercados - A
especialista Anete Ferreira, da empresa espanhola Chias Marketing – que
presta consultoria ao Estado desde a criação do Plano Ver-o-Pará -,
destacou o caminho
que precisa ser feito para que o objetivo final seja alcançado. “Estes
recursos (atrativos com potencial turístico) precisam ser formatados em
produtos, e transformados em ofertas turísticas destinadas a mercados
previamente selecionados, para que haja o aumento do fluxo de turistas e
de receita, promovendo a geração de empregos no setor, direta e
indiretamente, que consequentemente vão resultar em maior bem estar e
qualidade de vida para a população”, frisou ela.
Segundo Anete Ferreira, a meta do Plano é
fazer o Pará ser lembrado por turistas como mercado pelo uso
sustentável dos recursos naturais, pela valorização da cultura local e
preservação da sua autenticidade, com identidade turística própria,
oferta cultural e originalidade, e também pela arquitetura em harmonia
com o meio ambiente e padrão internacional de serviços turísticos.
Fonte: Agência Pará
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