Governo e iniciativa privada debatem oferta de produtos turísticos no Pará
             Representantes da gestão pública 
de turismo no Pará, como a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a 
Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e secretarias municipais, se 
reuniram com membros e profissionais da iniciativa privada do setor, em 
uma edição especial do “Café com o Trade”, nesta segunda-feira (19), no Hotel
 Crowne Plaza. No encontro foi apresentado, de forma detalhada, o Plano 
Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, incluindo segmentação da oferta de 
produtos turísticos no Estado e a formação de grupos de trabalho, para 
debater e avaliar propostas para o turismo de natureza, cultural, de sol
 e praia, e de negócios, eventos e incentivos.
                “Essa ação visa incrementar o 
processo de interação entre a gestão pública e a iniciativa privada no 
desenvolvimento e implantação do turismo no Estado, com uma visão 
conjuntural baseada no Plano Estratégico
 de Turismo Ver-o-Pará”, explicou o secretário de Estado de Turismo, 
Adenauer Góes. “O planejamento é uma ferramenta muito importante, que 
deve ser defendida por todos nós, pois ele pode ultrapassar governos. É 
um plano de Estado”, reiterou.
                   De acordo com a diretora de Produtos Turísticos
 da Setur, Conceição Silva, o “Café com o Trade” é uma ação prevista no 
Plano Ver-o-Pará, e tem como objetivo maior a sensibilização do setor 
privado que atua no turismo, como agentes de viagens, meios de 
hospedagem e organizadores de eventos. “O objetivo maior é acelerar o 
processo de desenvolvimento, que quer fazer do Pará o destino turístico 
líder na Amazônia até 2020. Mas, para isso, precisamos estruturar os 
segmentos turísticos”, ressaltou.
Mercados - A 
especialista Anete Ferreira, da empresa espanhola Chias Marketing – que 
presta consultoria ao Estado desde a criação do Plano Ver-o-Pará -, 
destacou o caminho
 que precisa ser feito para que o objetivo final seja alcançado. “Estes 
recursos (atrativos com potencial turístico) precisam ser formatados em 
produtos, e transformados em ofertas turísticas destinadas a mercados 
previamente selecionados, para que haja o aumento do fluxo de turistas e
 de receita, promovendo a geração de empregos no setor, direta e 
indiretamente, que consequentemente vão resultar em maior bem estar e 
qualidade de vida para a população”, frisou ela.
               Segundo Anete Ferreira, a meta do Plano é
 fazer o Pará ser lembrado por turistas como mercado pelo uso 
sustentável dos recursos naturais, pela valorização da cultura local e 
preservação da sua autenticidade, com identidade turística própria, 
oferta cultural e originalidade, e também pela arquitetura em harmonia 
com o meio ambiente e padrão internacional de serviços turísticos.
Fonte: Agência Pará 

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