Atenção Guias de Turismo, fiscalização em Foz do Iguaçu. Está notícia foi publicada no site Panrotas: http://www.panrotas.com.br/. A nota na íntegra:
Guias de turismo serão fiscalizados em Foz (PR)
Entrou ontem em vigor em Foz do Iguaçu uma norma que impede a atuação de guias de turismo que não tenham a sua documentação regulamentada pelo Ministério do Turismo. A fiscalização está a cargo de equipes de profissionais das secretarias de Turismo e da Fazenda e aplica-se também às agências de turismo, que agora terão de dispor de profissionais regulamentados para o acompanhamento de seus grupos.Para o secretário de Turismo, Felipe Gonzalez, esse trabalho será realizado passo a passo, sem ultrapassar a lei, pois o objetivo é que o turista saia de Foz bem assistido e bem informado. “Cada empresa que for advertida terá de ter um guia local, acabando assim, com o trabalho ilegal que dificulta quem cumpre a lei pagando em dia sua contribuição”, aponta Gonzalez.
Os guias regulamentados e inscritos no Sindicato de Guias de Turismo de Foz (Singtur) aprovaram a iniciativa. Segundo os associados, o maior problema são os turistas que desembarcam na cidade acompanhados de guias não habilitados pelo Ministério do Turismo. “Nós geramos renda e um respaldo do município é importante para categoria”, destaca a guia Marlene Mulling. “Essa decisão é uma conquista para a classe.
Uma luta de anos, que hoje está tendo uma resposta, pois queremos lutar pela qualidade no atendimento aos turistas”, completa a presidente do Singtur, Rosilene Medeiros. Agências interessadas em saber mais sobre as novas regras exigidas por lei Federal e Municipal, poderão contatar o Singtur pelo email singtur@singtur.org.br, pelo telefone (45) 3028-7223 ou ainda pelo teletur 0800 45 1516.